terça-feira, 22 de maio de 2012

Parnasianismo e meu subjetivismo

"As Pombas

Vai-se a primeira pomba despertada...
Vai-se outra mais... mais outra... enfim dezenas
De pombas vão-se dos pombais, apenas
Raia sanguínea e fresca a madrugada...

E à tarde, quando a rígida nortada
Sopra, aos pombais de novo elas, serenas,
Ruflando as asas, sacudindo as penas,
Voltam todas em bando e em revoada...
Também dos corações onde abotoam,
Os sonhos, um por um, céleres voam,
Como voam as pombas dos pombais;
No azul da adolescência as asas soltam,
Fogem... Mas aos pombais as pombas voltam,
E eles aos corações não voltam mais...           
"

- Raimundo Correia
________________________________________________________


Nesse poema, Raimundo Correia, autor parnasiano, compara os sonhos da adolescência com as pombas, com toda aquela sugestão de que a medida que o tempo passa, que a velhice chega, esses sonhos da adolescência vão se perdendo e ficando para trás, o que no caso se opõem às pombas, que ao fim do dia retornam aos pombais.
Eu sinceramente não gosto muito do parnasianismo, e uma das características dessa estética literária é a objetividade e eu estou aqui "lindamente" para com a minha subjetividade dizer que... Cara, eu acho que eu não sou muito normal. Tipo, esse cara, o Raimundo, ficou super conhecido por esse poema dele, então para esse poema ter tanta "repercussão" é porque ele é de grande relevânciam e se tratando desse tema meio saudosista, chega-se a conclusão que é algo que as pessoas se identificam, que ficam refletindo nessa coisa de "ohhhhhh, o tempo passssaaaa". Mas enfim, onde eu me encaixo nisso? Tenho 16 anos, acho que sou considerada adolescente, né?! E...... Bom, o fato é que eu sou tipo uma pessoa velha nessa questão, puft!! Grande ânimo que eu tenho para com a vida! Grandes sonhos solto eu do meu coração!! E chamar isso de ironia é sarcasmo, na boa...
Terceirão do ensino médio e a única certeza que eu tenho é a incerteza... Mas isso não é nem metade.

Enfim, enfim, pensei sobre essas coisas durante minha amada aula de literatura e resolvi "compartilhar" aqui, não é grande coisa, é apenas tirar a poeira, fazer algo de legal na vida, etc. Quanto ao título do post, nem deveria ser "subjetivismo", "subjetividade" ficaria melhor, maaaaaaaaaas eu amo rimas, ponto.

A escola até tem alguns lados bons, e um desses lados são as aulas de literatura com meu professor super mágico. Beijos e até mais.