domingo, 22 de junho de 2014

Primeira camiseta feita por mim (stencil)

Post sobre as coisas óbvias e sobre o que não fazer.

Hello
Decidi me aventurar no mundo de fazer minhas próprias camisas, e como sou uma pessoa inútil e sem talento para desenhos, optei por stencil mesmo. É só você procurar uns pela internet, imprimir, recortar a parte preta e partir pra camisa. A que eu escolhi pra ser minha primeira estampa foi uma de Los Hermanos. Esta aqui

 Fazer estampas por stencil é muito simples e você acha passo a passo em qualquer lugar e eu vou contar a minha humilde experiência.

 Basicamente é necessário o stencil, estilete, tinta para tecido, pincel, durex (A FITA ADESIVA) e outros itens que variam de acordo com sua experiência ou com o que você tem em mãos, como explicarei em breve.

 Eu imprimi o stencil naquela folha comum, A4, e como esse papel é muito fino é recomendado você aderir uma base a ele, essa base pode ser papelão, um papel mais grosso, cartolina, aquele negocio de raio-x, etc. Como na hora de recortar você estará cortando os dois, eu preferi arranjar apenas um papel mais grosso, no meu caso foi um folheto super aleatório de banco que eu achei, já que raio-x não é coisa rara e o papelão pensei que seria mais difícil de cortar e eu gosto acumular lixo e não quis abrir mão das minha muitas caixas inúteis de papelão (aquelas de compra na internet mesmo, a caixa da caixa, não, nem isso eu jogo fora).



 Foi a primeira vez na vida que usei estilete, na hora de comprar eu nem lembrava o nome, acho que até falei "estilingue", enfim. Deu bastante trabalho, eu fiz sobre minha mesa de madeira, que saiu toooooda arranhada dessa aventura... Foi uma tragédia. Li pessoas recomendando no vidro, mas eu particularmente não achei que seria uma boa ideia. Mesmo com o A4 e o papel mais grosso ficou tudo muito fino e desmantelado, um horror. Então te recomendo cartolina, acho que o mais perfeito é o raio-x, mas mas mas...

 Depois de todo o longo trabalho com o estilete, chega a hora de passar pra camisa, de preferência 100% algodão, a minha foi uma velha desmantelada comprada na riachuelo, muito fina, acho que não era muito chegada no algodão, mas é o recomendável pra primeira estampa, né. Como é tinta, você obviamente deve colocar algo dentro da camisa pra não sujar a parte de trás, eu coloquei um papelão. Você também deve colar o papel com fita adesiva na camisa pra que a estampa não saia do lugar.

 Tá até parecendo torto, né? E eu acho que foi mesmo o que ficou. Anyway...
Tinta.. Sobre a tinta, a que eu comprei foi Acrilex - tinta para tecido, é a marca mais famosa, acha em qualquer lugar. Na hora de pintar fui pesquisar e em um lugar li sobre que essa tinta é pra diluída, e que existe outra que já é própria para uso, aí eu fiquei tipo "masoq" e fui procurar no próprio site da Acrilex e encontrei isso:
A Tinta para Tecido Acrilex
já vem pronta para o uso, e dessa
forma é muito utilizada em técnicas
porcelanizadas. Para técnicas de estamparia
ou de pintura plana, você pode diluí-la em um
pouco de água, desde que não ultrapasse 20%
do volume, pois a partir dessa porcentagem
a tonalidade e a fixação pode se tornar
comprometida. É importante sempre
agregar água filtrada, destilada,
mineral ou fervida.

 Aí eu não entendi muito, mas entendi ao mesmo tempo que não e então decidi acrescentar um pouco de água mesmo. Eu tinha separado o pote de algodão para colocar a tinta mais o pouco de água, mas quando abri tinha tanta tinta na tampa, que eu coloquei o pouco de água lá mesmo, dei uma misturadinha, ela ficou mais líquida e eu comecei a pintar. Como eram letras e não um desenho grande, preferi usar o pincel menor, número quatro da marca condor. Passei a primeira mão e fui jogar LOL, passei outra mão, assisti série e depois passei outra, ou seja, 3 mãos com intervalos de quase 1 hora. (Na hora de pintar letras, quando chegar nas pontas dos M's, N's etc, passar o pincel a favor da "setinha", tô falando dessa bifurcação dessas letras, não contra, isso é meio óbvio, mas só falando...)


 Depois, é só tirar o molde e ver o desastre (no meu caso). Agora é esperar 72 horas pra poder lavar. Vou pular o blablabla colocar as fotos dos materiais, da blusa final e a lição que aprendi dessa jornada.

 Esse papel amarelo foi o papel grosso que escolhi pra colar embaixo do A4. Pode-se também ver pincel, tinta, estilete e marcas na madeira :'(

 Quanto as lições que aprendi: Acredito que seja muito mais útil usar o molde apenas para fazer o contorno com uma caneta para tecido, ou pincel fino, e não para dar toda a cobertura como eu fiz, outra questão também foi a camisa muito fina, pois acho que isso contribuiu pra quando eu passava a tinta, ela se espalhava um pouco pelo tecido, no final as letras saíram cheias de "sombra". Outra coisa, a base pra folha A4 juntando com minha falta de experiência com estilete, não foram legais. Usar uma base mais sólida e apelar pra tesourinha quando necessário.

 É, isso aí.




2 comentários: